Sábado, 26 de Julho de 2008

Mudanças eclesiásticas

Foi sem surpresa que ao ler o 'Diário do Minho' de quinta-feira, na página dedicada á religião e neste caso ao reajustamento dos padres para o novo ano pastoral que vi lá o nome do padre da nossa paróquia a dizer que a ia deixar por a idade já ser avançada. Disse sem surpresa, pois já há muito tempo que o ouvia dizer que não ia ficar cá muito tempo, mas quem sabe até poderá haver outros motivos que o levassem a apressar essa decisão, mas isso só ele o poderá dizer.

 Continuando com o que dizia o jornal, vamos ter como substituto o padre da paróquia de Panoias e de Parada de Tibães onde terá também o apoio do padre de S.Martinho de Tibães.

 O ' Graça Digital' deixa já aqui expresso um voto de boas vindas aos novos padres que vão tomar conta da nossa paróquia e um muito obrigado ao que parte.

publicado por Filipe Costa às 23:30
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Noé a 29 de Julho de 2008 às 00:15
Foi sem nenhuma surpresa mas com grande agrado, que, li à dias no jornal, a saída do actual pároco da Paróquia de Sto Adrião de Padim da Graça.
Isto porque, qualquer pessoa que acompanhe a vida cristã da paróquia, concerteza que à muito se apercebeu do divórcio entre o pároco e alguns paroquianos, enquanto que muitos outros menos radicais, optaram apenas por separações temporarias , confiantes que mais tarde ou mais cedo esta noticia acabaria por chegar.
Pena é, no entanto, que as coisas não pudessem ter tido outro desfecho.
Habituados a grandes sermões, em tempos de festas, no passado, onde tantas vezes se verteram lágrimas, tal era a intensidade com que as palavras atingiam os nossos sentimentos que gerou grande expectativa a sua nomeação para pároco desta freguesia.
No entanto, não foi preciso esperar muito tempo, para se constatar que palavras não passam de palavras e que os actos são outra coisa dando razão ao ditado: olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço.
O amai-vos uns aos outros deu lugar ao: quem não é por mim é contra mim.
A ganância, a mentira, o quero, posso, mando e eu é que sei (vós não sabeis nada) passaram a ser a conduta, sustentada por um pequeno grupo mínimo de seguidores fervorosos que pouco mais sabem dizer que: sim sr. dr., tem razão sr. dr., etc. ajudaram a acelerar um fim que poderia (e deveria) ainda estar muito longe.
Deixo aqui, a minha mágoa, por talvez ter sido daqueles que de qualquer maneira possa ter contribuído para a actual situação.
Termino pedindo que por acção do Espírito Santo, o novo pároco seja o Pastor que nos acolha a TODOS no seu rebanho, que seja capaz de ir atrás da ovelha perdida e que faça uma festa quando a encontrar.
Uma última palavra para o SENHOR ARCEBISPO, que, mais uma vez, concedeu à paróquia um sacerdote, apesar das dificuldades que todos conhecemos.
Rezaremos por si.
Que Nª Srª da Graça o ilumine e abençoe na sua missão.


De Filipe Costa a 29 de Julho de 2008 às 17:14
Agradeço o seu comentário, pois aqui está um bom exemplo de como as pessoas sem ofender podem deixar a sua opinião, que desde já lhe digo não diverge muito da minha.


De Nuno Silva a 31 de Julho de 2008 às 09:42
Boas. Não vou fazer qualquer comentário sobre a saída do pároco da nossa freguesia. Mas vou escrever algumas palavras para que quem visite o graça digital saiba que existe pessoas muito cobardes, que se escondem, que não tem coragem de confrontar outras pessoas de opiniões diferentes olhos nos olhos. Houve uma pessoa anónima, que enviou uma mensagem pelo telemóvel, para as pessoas que estiveram ligadas à confraria, com um conteúdo pouco digno de uma pessoa de bem. Na mensagem, essa pessoa acusa a anterior confraria bem como as pessoas a ela ligada, de serem os culpados de o Pároco ir embora e que nunca mais voltavam a fazer parte da confraria da SENHORA DA GRAÇA. Eu quero dizer a essa pessoa que vivemos numa verdadeira República onde os valores da Democracia prevalecem e que se a vontade das pessoas for de Voltar, ninguém os pode impedir.
Vou acabar, com um voto de solidariedade, para com a anterior confraria e para as pessoas que os ajudavam.No Passado, fiz parte dos escuteiros, do grupo de jovens, da comissão de Festas de Stº Adrião e por fim da comissão de festas da Srª da Graça. As pessoas que faziam parte da confraria, sempre estiveram presentes.


De Filipe Costa a 31 de Julho de 2008 às 12:11
Olá amigo Nuno.
Acerca dessa mensagem também a li e deu-me riso ver até que ponto chega a estupidez de certas pessoas. Mas isso por curiosidade até se consegue saber quem a enviou. Basta ter sido recebida num telefone simbyan 3ª geração (exp.nokia n70) e através de um programa no computador consegue-se aceder á raiz do cartão de memória.
Sempre ouvi dizer que antes do 25 de Abril de 1974 vivia-se em ditadura, que as pessoas não podiam dizer aquilo que queriam etc.
Será que nesse aspecto, as coisas mudaram muito de 74 até agora?
Será que se deve temer retaliações por se dizer a verdade?
Infelizmente aqui ainda se usa muito a cobardia e o anonimato para atacar as pessoas e se te tornas incomodo dizendo as verdades tentam logo infernizar a nossa vida, mas quem não deve não teme.
Quanto a comentar a saida do padre, tinhamos aqui pano para mangas.
cumprimentos.


De asoares a 16 de Setembro de 2008 às 22:34
Caro Filipe Costa,
Desde já os meus parabéns pela ideia de ter criado um local de discussão sobre alguns temas que afligem a nossa modesta terra.
Relativamente a vinda do novo padre, devemos ter em atenção que cada vez estamos a caminhar para o fim da linha na Diocese. O novo padre vai ser partilhado com mais duas freguesias, o que diz da importancia deste terra. Vai ter a ajuda de um vigário o Pe. Luis Marinho, mas é bom que as pessoas saibam valorizar aquilo que ainda vão tendo. O Vigário da Diocese , o Cónego José Paulo Abreu esteve presente nas celebrações da Festa de Stº. Adrião e N. S. da Cabeça, será que só veio participar na dita celebração ? ou também veio ver o nivel da religiosidade da terra! Pelos últimos acontecimentos, terá que recomendar aos novos padres que façam uns confessos extraordinários, pq anda ai muito pecador.
Cps,



Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.arquivos

. Julho 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Abril 2012

. Junho 2011

. Maio 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.posts recentes

. As contas (des)aprovadas ...

. Festa de Nª. Sra. da Graç...

. O famoso Grilo.

. Liberdade de expressão.

. Festa da Sra. da Graça 20...

. Padim da Graça em chamas

. Graça é festa

. Festa da Sra da Graça Onl...

. 'Auto do baile dos Reis'

. A Graça é linda

.links

.frases célebres

.TEMPO

.contador

Servicio de tráfico web
blogs SAPO

.as minhas fotos